Bem Estar

Prurido em cães -Por que meu cão coça?

Os problemas dermatológicos são  muito comuns  na vida dos pets, sendo um dos principais motivos da visita ao veterinário.

Entre todos os sintomas, a coceira é sempre a grande queixa no consultório.E qual a razão do prurido? O prurido ocorre por diversos fatores, pode ser de origem parasitária como no caso das sarnas  ou pela presença de ectoparasitas como pulgas e carrapatos,no entanto, se esses fatores já  foram descartados e seu animal continua coçando,saiba que a grande vilã presente se chama, ALERGIA.

A alergia é a principal causa de coceira em cães, ela pode ser resultante de uma dermatite de contato( produtos químicos, xampus, plantas, tipos de tecidos ou qualquer agente irritante), alimentar,ou então,ter um caráter genético relacionado, onde chamamos de Dermatite atópica.

A dermaite atópica se manifesta com prurido intenso, lambedura de patas, eritema  e alopecia auto-induzida em determinadas áreas, a pele se torna ressecada pela deficiência da barreira cutânea e perda de água, e permeável  à penetração de agentes externos que promovem a resposta imunológica.

O tratamento da Dermatite Atópica  sempre é multifatorial, com redução da exposição aos alérgenos, controle de infecções bacterianas e por Malassezia,  recuperação da barreira epidérmica com produtos tópicos, suplementação de ômegas, controle do prurido com medicações orais e imunomoduladores. Além desses, podemos ainda lançar mão de imunoterapia alérgeno-específica.

A avaliação por um médico veterinário especialista, sempre será a melhor maneira de obter um diagnóstico preciso e o tratamento direcionado  para o problema individual de cada animal.

Por: Veterinária Aline da Petit Pet Boutique

12003278_897351970359346_2997816532674528676_n

Anúncios